Chef Emiliano Machado

11
mar

chef emiliano

Chef Emiliano Machado nasceu em Rivera no Uruguai a alguns quarteirões da fronteira com Santana do Livramento /RS – Brasil. Atualmente reside em Florianópolis/SC e é graduado em gastronomia e especialista em desenvolvimento de negócios, é um apaixonado pela arte culinária. Confia que a cultura dos sabores juntamente com as vivências e viagens ampliam o pensamento e tangibilizam novas visões e possibilidades de evolução tanto pessoais como profissionais.  Pois, gastronomia é a ciência que se encarrega de procurar entender como os alimentos se combinam com as pessoas e se transformam em experiências culturais.

O seu interesse pela culinária surgiu no final da adolescência quando tinha necessidade de começar a trabalhar e decidiu fazer um curso de mixologia (coquetelaria). Foi nesse ponto que desenvolveu o interesse pelas combinações de aromas e sabores começou a chamar sua atenção. Depois, com o passar do tempo foi conhecendo os outros espaços fundamentais dentro da arte culinária e foi se especializando e desenvolvendo novas habilidades.

No entanto, a sua mãe sempre apoiou e deu força para desenvolver no espaço que fosse do seu agrado. Alem do que a gastronomia sempre brindou a possibilidade de retornar para casa para elaborar alguns banquetes e demonstrar novas qualidades aprendidas em viagens e estabelecimentos nos quais foi trabalhando.

E o que fez voltar ao Brasil em primeiro lugar foi para estar mais perto da sua mãe, e duas irmãs. Naquele momento estava estudando e trabalhando no México e dois anos antes disso tinha aberto um restaurante em Bogotá na Colômbia, então já fazia quase 5 anos que não as via e, a distancia era muita e o trabalho na gastronomia acaba  tomando muito tempo entre cozinha e administração do negócio. Então sempre ele falava com um grande amigo que morava em Florianópolis, que lhe dizia que a Ilha era um paraíso cheio de novas oportunidades, mas sempre sonhava em morar no Brasil, para falar um melhor português, e para começar a experimentar com novas combinações de sabores, e principalmente de modelos de negócios  no qual se formou em Tecnológico de Monterrey, na Cidade do México.

Para Chef Emiliano na gastronomia assim como em qualquer outro segmento o principal é conhecer as pessoas para quem vamos entregar valor, as pessoas que formam nossa equipe, nossos fornecedores, nossos clientes, todos estamos feitos de emoções e de necessidades, ficamos alegres e contentes quando nos sentimos em casa (por mais que seja um restaurante ou nosso trabalho). O destaque no mercado começa por ai, entender que as pessoas são muito mais que uma carteira com dinheiro, que eles não tem somente “fome”, eles querem experiências completas. Eles querem cultura, amigos, diversão e arte! A pesquisa nos brinda todas essas informações.

Ele possui um empreendimento chamado de Yazaki lifestyle que é um laboratório de negócios gastronômicos orientados pela análise de dados e informações que permitem desenvolver projetos e negócios conhecendo as aspirações do público e o comportamento do mercado. Tem um grande desafio pela frente, ajudar a superar a decadência no segmento gastronômico, apenas 3% dos negócios sobrevivem o longo prazo. A entrega de valor da Yazaki consiste em aproximar o desejo dos clientes com o DNA dos negócios. Embasada no constante seguimento das aspirações do publico com a nossa metodologia de design utilizamos softwares para coleta, classificação e analise de informações valiosas que as pessoas nos proporcionam. Assim chegamos a descobrir tendências e entender comportamentos. Yazaki é uma cultura que inspira mudanças, nosso propósito é entender como essa ciência e seus ingredientes preciosos se combinam com as pessoas.

O principal projeto de 2016 é empoderar pessoas desenvolvendo negócios sólidos que permitam sua evolução dentro da gastronomia. Novos Olhares: Um grupo de pessoas de diferentes disciplinas unidas para encontrar resultados profissionais e de vida, tentando juntar forças e conhecimentos para ajudar a empreender com consciência deixando de lado o ego e a glamorização.

Mensagem do chef para quem deseja entrar na área: “Que é mais complexo do que nos imaginamos, temos que estudar muito todos os dias é principalmente temos que nos doar de corpo e alma para aprender a cada segundo a nos relacionarmos melhor com o ecossistema, com as pessoas e com nos mesmos. É um processo que não tem fim, pra quem quiser evoluir e entender as culturas e costumes do nosso mundo, da nossa terra eu digo, vá em frente aprenda é coloque as mãos na massa”.

Receita Metodologia

Um dos principais desejos dos empreendedores do segmento gastronômico é transformar visitantes em consumidores, logo em clientes e influenciadores da sua marca. Junto com esse desejo vêm nossos principais objetivos, que é aumentar o ticket médio assim como o fluxo de clientes nos estabelecimentos.

- Mas como fazer isso de forma clara e eficiente?

Então, com uma abordagem montada para conhecer os reais desafios do seu negócio assim como o perfil e as preferências dos clientes. Esses são nossos principais pilares para chegarmos ao objetivo. Nossa estratégia é unir tecnologia através da inteligência analítica com o conhecimento da ciência gastronômica.

É com esses limões que sai a nossa limonada!

Receita drink do chef 

limonada

Caramball-star

1 limão cortado em 6

1 carambola cortada em 6

2 colheres de açúcar orgânico

150g de gelo

70ml de vodka

Apertar as frutas junto e o açúcar com um morteiro dentro copo, depois colocar o gelo e a vodka, por ultimo remexer com uma colher larga. Decorar com uma fatia de carambola, é e está pronto!