Chef Arthur Sauer

30
mai

arthur sauer

Chef Arthur Sauer reside em Santo André – SP e tem 34 anos e é chef de cozinha formado na França em 2005 pelo Institut Paul Bocuse, situado em Lyon. Desde pequeno sempre gostou de cozinhar e costumavam a fazer suas reuniões de família dentro da cozinha. Acostumado a ver sua mãe cozinhar muito rápido, porque trabalhava muito, aprendeu tudo o que podia com ela e mais ainda em suas experiências fora e dentro do Brasil.

Relacionado ao apoio da família nos relata que seus pais achavam que sempre o ser humano deveria fazer o que gostam. Arthur Sauer era jornalista, mas, não era feliz na profissão. Quando decidiu ir para gastronomia, seus pais o apoiaram e o incentivaram a sua ida para a França. Sem o apoio dos pais, não seria nada hoje. Sempre foram visitar o Chef Arthur nos restaurantes que trabalhou, elogiavam ou criticavam seus pratos, para que cozinhasse melhor a cada dia.

Gastronomia para o chef Arthur Sauer é “Nada além de passar experiências vividas em um prato. O nhoque da avó, o leitão a pururuca do tio, a peixe assado que aprendeu em outro país, resume-se a isso. Gosto de servir aquilo que gosto de comer. Brinco que sempre que servia algum prato que não era muito fã, não conseguia fazer o meu melhor. Afinal, não é a toa que dizem que cozinhar sem vontade, amor, ou seja, lá qual palavra use, nunca dá certo”.

Atualmente faz somente consultorias em restaurantes e hotéis e muitos eventos particulares, de 2 a 30 pessoas. Gosta de servir quem olha no seu olho enquanto come, assim saberá se esta gostando ou não. Ficar trancado dentro de uma cozinha de restaurante, olhando para as paredes, não o agrada mais. As consultorias são muito variáveis, afinal já montou cardápios, equipes, organizou cozinhas e até montou o restaurante da planta até entregar a chave ao dono.

Sobre o Programa Cozinha sob Pressão nos relata que entrou com o objetivo de ganhar o programa. Sabia que ganhar o traria muita visibilidade e mais trabalhos, consultorias, eventos, como já havia fazendo antes. Participar de um reality nunca esteve nos seus planos, muito menos ganhá-lo. Mas se divertiu muito, tanto participando, quanto ganhando. A sensação é única e duvido que vá senti-la de novo.

Mensagem do Chef para quem deseja ingressar no mercado gastronômico:

“Tenham muita coragem, garra e esqueçam o orgulho em casa. Orgulho não coloca pão e leite na mesa, não paga conta. Já fui humilhado muitas vezes dentro de uma cozinha e hoje estou aqui. Não se deixe abater por tão pouco. Pegue o melhor da bronca que levou e esqueça a parte ruim. Aprenda todos os dias com os outros. Todo mundo tem alguma coisa para aprender e para ensinar. Eu aprendo todos os dias: uma receita de uma tia, uma técnica de um estagiário, um ingrediente de alguém do facebook. Não tenha preconceitos”

 

Receita do Chef:

1. _21B0033

 

 

 

 

 

 

 

 

MEXILHÕES COZIDOS AO VINHO BRANCO COM BATATAS FRITAS

Moules-frites

  • 20 unidades de mexilhões limpos e com casca
  • 10 g de manteiga
  • 10 g de cebola
  • 5 g de salsinha picada
  • 100 ml de vinho branco
  • 300 ml de creme de leite
  • 5 g de sal
  • 5 g de pimenta

 

MODO DE PREPARO

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente os mexilhões. Adicione a cebola picada e salteie. Coloque o vinho branco para deglacear e deixe reduzir pela metade. Acrescente o creme de leite. Deixe engrossar. Acerte o tempero com o sal e a pimenta. Decore com a salsicha picada.

 

BATATA FRITA

  • 2 batatas
  • 5 g de sal
  • óleo da fritadeira

MODO DE PREPARO

Descasque as batatas e torneie cada uma. Corte em quatro parte iguais. Aqueça a fritadeira a 180˚. Frite as batatas até que fiquem macias por dentro e crie uma camada fina por fora. Retire do fogo e leve ao freezer até que fiquem geladas. Na hora de servir, frite a 250˚ até formar uma casca crocante.